22/08/2023
Educação

“Dr. Bactéria” abre Jornada Biomédica da Campo Real

imagem-32643

Com uma palestra bem animada, cheia de informações e dicas falando sobre "Doenças Veiculadas por Alimentos" o biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como “Dr. Bactéria” deu início II Jornada Biomédica da Faculdade Campo Real.

O palestrante abordou vários assuntos que fizeram sucesso no quadro “Tá Limpo” apresentado no Fantástico. Segundo ele uma das dúvidas mais frequentes em suas palestras é por que não se pode colocar comida quente na geladeira. O biomédico explica que guardar alimento quente na geladeira não vai estragar o eletrodoméstico e que o correto é levar a comida em um recipiente destampado. “Se o recipiente estiver tampado vai demorar mais para resfriar o alimento, o que é bom para as bactérias. Só tampe a comida depois de 2 horas que estiver na geladeira”, fala o Dr. Bactéria.

Roberto Figueiredo que se tornou o Dr. Batéria após ver que mais de 3 milhões de crianças morriam de diarreia, 2,1 milhões por causa da manipulação errada dos alimentos, já viu algumas de sua orientações se tornarem recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Depois que falei sobre as bactérias encontradas no mel a Anvisa recomendou que crianças com menos de um ano não ingerissem o alimento”, comenta. Segundo Figueredo o mel contém uma bactéria que pode levar a morte uma criança com menos de um ano, pois ela não tem resistência contra essa bactéria.

Depois dos alertas do Dr. Bactéria alguns estados também adotaram como lei a proibição dos médicos usarem o jaleco fora do ambiente de trabalho e os cinemas têm que higienizar os óculos 3D, pois estes seriam transmissores de conjuntivite.

A coordenadora da Jornada Biomédica, professora Janaina Naumann Nasser, comenta que a presença do biomédico na abertura do evento é uma inspiração para muitos alunos. “O doutor Roberto Figueiredo é o biomédico mais famoso do Brasil. Então é muito gratificante e importante ter ele como palestrante na abertura da nossa Jornada. O Dr. Bactéria pode servir de exemplo para muitos alunos”, finaliza a coordenadora.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.